Sistema GLPI passa a ser porta de entrada para chamados administrativos na ALBA

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deu mais um passo na otimização do funcionamento administrativo. O sistema GLPI agora será a porta de entrada da Central de Atendimento para os servidores da Casa. Na manhã desta quinta-feira (7), a Diretoria Administrativa do Legislativo baiano fez uma apresentação da ferramenta para os gestores de diversos setores da ALBA.

Conforme explicado pelo diretor administrativo Djalma Abreu, o GLPI já existia e funcionava como sistema de chamados para atendimento da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). “Agora, vamos ampliar o alcance para a esfera administrativa. Com o GLPI, poderemos acompanhar todo o processo de solicitação do servidor, passando pelo início, meio e fim. Na mesma plataforma, o usuário vai ter a resposta imediata do andamento do seu chamado sobre o que está sendo feito”, detalhou.

Com a inovação, o funcionário abrirá o chamado através do sistema GLPI e o pleito será direcionado a uma central sob cuidados da Diretoria Administrativa. Em seguida, o chamado será avaliado e encaminhado para o setor responsável pela resolução da demanda apresentada.

“Através desse sistema, poderemos acompanhar o que está sendo feito na Casa, avaliar pontos positivos e negativos, encontrar as dificuldades e as facilidades. Por orientação da presidente Ivana Bastos, esta é uma abertura de possibilidades para termos eficiência na gestão, permitindo fazer mais com o mesmo orçamento disponível. A presidente tem uma visão bem ampla e tem muita vontade de fazer as coisas acontecerem. Ela mobilizou todos os diretores para que tenhamos uma concepção diferenciada para a ALBA”, explicou o diretor Djalma Abreu.

Assim, complementou o gestor, a ideia da presidente do Legislativo baiano é ter uma gestão ampla com participação total para que o serviço seja de qualidade. “Com essa modernização, vamos poder acompanhar os processos do início ao fim”, arrematou.

APRESENTAÇÃO

Durante a apresentação, os diretores de setores estratégicos da Casa puderam conhecer a dinâmica e o objetivo do funcionamento do sistema GLPI ampliado para o dia a dia da administração. A ideia é que a plataforma passe a ser um ponto central no apoio da gestão dos serviços, pois passará a centralizar todas as solicitações dos servidores, desde a abertura até a conclusão da demanda.

O sistema também permitirá a definição de prioridades, garantindo o atendimento dentro do tempo esperado. Com atribuição inteligente, a ferramenta encaminhará as solicitações para a equipe correta e competente para a resolução do chamado. Assim, o fluxo do trabalho será otimizado.

Outro ganho do GLPI é a geração de gráficos e relatórios com estatísticas relacionadas aos atendimentos prestados pela Casa. A função permite a identificação de pontos passíveis de melhorias e que demandam maior atenção, facilitando a tomada de decisões rápidas e focais.

COMO ABRIR CHAMADO

O servidor da ALBA poderá acessar o sistema GLPI através do portal da ALBA, a partir da aba Serviços, na opção AVA – Assistente Virtual da Assembleia Legislativa da Bahia. Não é necessário fazer cadastro. Na página de login do AVA (http://ava.alba.ba.gov.br/ava/login), basta entrar com os dados que já são utilizados para acessar o Portal do RH da ALBA.

Ao adentrar o sistema AVA, o servidor deverá clicar no ícone Central de Atendimento, onde ingressará na plataforma GLPI. Dentro da página, poderá abrir chamado com o preenchimento do formulário disponível e aguardar o direcionamento e resolução da solicitação.

A expectativa é que um atalho para o GLPI seja instalado pela DTI na área de trabalho dos computadores da ALBA. (Agencia Alba).

Foto: Neuza Menezes/Ascom/Agencia Alba

Mais notícias sobre