O Instituto Assembleia de Carinho está sob nova direção. Designada pela presidenta da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, através do Ato nº 6.121/2025, publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (21), a fisioterapeuta Tanisia Cunha, 40 anos, formada pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, a antiga FTC, assumiu a presidência do instituto com o compromisso de ampliar o trabalho de ação social, criado em junho de 2017 por Eleusa Coronel, e que teve continuidade com as primeiras-damas do Legislativo baiano, Danda Leal e Denise Menezes.
A nova presidente do IAC já chega para exercer o cargo com mil e uma ideias na cabeça, mas com o coração transbordando de alegria por poder trabalhar em favor das pessoas mais necessitadas. “Eu estou muito feliz por estar à frente do Assembleia de Carinho, porque vou ter o respaldo da nossa presidenta Ivana, uma mulher que também quer fazer a diferença, que também quer ajudar o próximo, levando amor e dignidade para as pessoas que têm dificuldades e que nós podemos, com amor e dedicação, amenizar os problemas”, destacou.
A profissional de saúde tem certeza de que vai contar com o apoio de todos os parlamentares, das mulheres dos deputados e dos servidores públicos, que já vêm sugerindo ações em diversas áreas de atuação. Ela informa que pretende trabalhar de forma integrada com vários setores da Casa do Povo e já marcou, para o início da próxima semana, uma reunião envolvendo dirigentes e profissionais técnicos da Escola do Legislativo, Diretoria de Promoção à Saúde, Procuradoria Especial da Mulher e Serviço Social, para “alinhar as ações que poderão ser executadas em prol de instituições filantrópicas do Estado, promovendo a integração entre o Parlamento e a comunidade”.
Tanisia diz que começou a fazer um diagnóstico das gestões anteriores e tem a intenção de organizar um calendário de atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano de 2025. Em abril, por exemplo, além da comemoração da Páscoa Cristã, já está definida uma variada programação para celebrar o Mês do Autismo, com debates e palestras de conscientização e visibilidade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Inspirada na então presidente Eleusa Coronel, que criou o IAC, ela quer, dentre outras coisas, trazer de volta o projeto ALBA Voice e reforçar a iniciativa de colaboração das prefeituras baianas para o Hospital do Câncer Aristides Maltez. “Vou pedir para que cada deputado e deputada ajude no retorno desta ação, conversando com seus prefeitos e lideranças políticas, para doar 1.000 reais para o hospital, que tanto ajuda a salvar vidas de pessoas do interior do estado que necessitam de tratamento da doença ”, afirmou.
PROMESSA
Natural de Iguaí, Tanisia Cunha, casada com o deputado Angelo Coronel Filho (PSD), é mãe de Angelo Coronel III (17 anos); Benício Coronel (14 anos); e Maria Vitoria Coronel (4 anos). Estudou no Colégio Integrado Manoel Lôbo (Iguaí); no Colégio Sistema (Itabuna); e no Colégio Sartre (Salvador). Após se formar na FTC, procurou ampliar seus conhecimentos técnicos na profissão. Fez cursos de RPG, Pilates, Terapeuta do Bem-Estar e diversificou ainda seu campo de atuação realizando curso de Importação, MBA de Finanças, Auditoria e Controle, bem como MBA de Gestão de Projetos, os dois últimos em fase de conclusão. A fisioterapeuta conta que sua vontade de “servir ao próximo nasceu ao ver de perto a gigantesca e maravilhosa obra social de Irmã Dulce”. Emocionada, lembra também que, após ter tido complicações no parto da filha caçula, “com terço na mão e muita fé, fiz a promessa de que iria ajudar a manter o trabalho com as crianças dela”, declarou a nova gestora.
A presidente do Instituto Assembleia de Carinho fala que, logo depois que se restabeleceu da saúde, passou a cumprir a promessa, tendo a primeira experiência com as crianças do Centro Educacional Santo Antônio, em Simões Filho. Hoje, a gestora participa do Grupo Amigas de Dulce, junto a outras mulheres que têm o firme propósito de contribuir para aumentar as ações em prol das Obras Sociais de Irmã Dulce (Osid). “Eu sei que sozinha não vou mudar o mundo, mas se cada um fizer um pouco, o pouco de muitos se soma”, frase emblemática da Santa Dulce que Tanisia Cunha, também madrinha do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAAC), pretende seguir ao pé da letra como lema em sua gestão para os próximos anos. (Agencia Alba).
Foto: Juliana Andrade/Agencia Alba