Ladeado por familiares, radialista recebeu a honraria, em sessão especial proposta pelo deputado Matheus Ferreira e dirigida pela presidente Ivana Bastos
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concedeu, em sessão especial realizada, na tarde desta quinta-feira (2), a Comenda 2 de Julho ao radialista José Eduardo Alves, conhecido popularmente como Zé Eduardo Bocão. A entrega da medalha, a mais alta honraria do Parlamento Estadual, foi uma iniciativa do deputado Matheus Ferreira (MDB). A solenidade, comandada pela chefe do Legislativo baiano, Ivana Bastos, contou com a presença do vice-governador do estado, Geraldo Júnior, e dos senadores Otto Alencar e Angelo Coronel.
Depois da composição de uma seleta mesa de honra, com autoridades e convidados especiais, o homenageado ingressou no plenário, ao som da cantora da axé music Gilmelândia, sendo conduzido pelos parlamentares Fabíola Mansur (PSB), Marcone Amaral (PSD), Angelo Coronel Filho (PSD) e Marcinho Oliveira. Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo do governador Jerônimo Rodrigues, que estava em Brasília, parabenizando o comunicador baiano e a Casa Legislativa “pelo reconhecimento do trabalho em favor da população”.
Em sua mensagem ao radialista, a presidente Ivana Bastos ressaltou que ele é porta-voz de milhares de pessoas invisíveis. “Com sua forma direta, Zé Eduardo dá visibilidade às dores da periferia, aos problemas das comunidades, às demandas do povo simples. Você fez do microfone uma ferramenta de cidadania e um instrumento de transformação social. Esta comenda, concedida pela Casa do Povo, é uma justa homenagem a um profissional de sucesso, que cumpre uma missão de dar voz, espaço e atenção ao povo baiano”, declarou a deputada.
Em seguida, o deputado Matheus Ferreira lembrou que o mais novo comendador atua como profissional de comunicação há quase quatro décadas, “sempre com muita credibilidade junto à população”. O proponente da homenagem citou passagens de Zé Eduardo pelas principais emissoras de rádio da capital (Bahia, Cultura, Bandeirantes, Itaparica, Metrópole, A Tarde e Transamerica), destacando também que ele comandou programas esportivos e noticiosos nas televisões Bahia, Aratu e Itapoan.
Falando de improviso, Matheus destacou a relação de amizade com toda a família Alves e garantiu que Zé Eduardo é merecedor de todas as conquistas que conseguiu, por ser um exemplo de que o trabalho competente e a paixão pela comunicação podem transformar vidas e construir pontes. “Que esta Comenda 2 de Julho, símbolo da Independência da Bahia, seja mais um capítulo glorioso em sua história, uma lembrança perene de que seu esforço e dedicação são valiosos e fazem a diferença”, expressou o emedebista.
Na presença da mãe Teresinha, da esposa Bruna e dos filhos Vitória, José Eduardo, Mariana e o caçula José Antônio, o radialista recebeu, emocionado, a honraria. No pronunciamento, exaltou o 2 de Julho, considerando a data “um marco de coragem e resistência dos baianos, inclusive com a participação na luta de mulheres como Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa, símbolos da bravura feminina que estiveram na linha de frente da Independência da Bahia”.
Zé Eduardo saudou a presidente Ivana, primeira mulher a chefiar o Parlamento em 192 anos de existência, e enalteceu o deputado Matheus Ferreira, definindo-o como “um jovem parlamentar que se apresenta como uma grande promessa da política baiana”. Lembrou ainda do saudoso pai, o radialista Zé Osvaldo, “que lhe ensinou a amar o rádio”, e do avô Valdir, que foi gerente do Clube Bahiano de Tênis. O idealizador do site Bnews, fundado há 15 anos, demonstrou gratidão por aqueles que contribuíram para sua jornada profissional. Mencionou colegas e amigos, como o produtor cultural e editor Paulo Borges, além dos jornalistas Antônio Pastore e Jorge Alan.
AUTISTAS
O radialista falou sobre a defesa enfática que faz pela causa dos autistas, descreveu as inúmeras campanhas que realizou em benefício das comunidades carentes de Salvador e comentou a respeito da decisão de parar de trabalhar na televisão para cuidar mais da família. O comunicador atualmente atua na direção do portal de notícias e na Rádio Baiana FM. “No meu campo de atuação, tenho trabalhado sempre na valorização da Bahia e de seu povo, em especial daqueles que mais precisam e que tanto me deram ao longo de minha carreira. Viva o povo da Bahia. Muito obrigado a todos por esta homenagem”, manifestou.
Participaram da sessão especial, além das personalidades citadas na matéria, diversas outras autoridades. Dentre elas, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, José Rotondano; a procuradora-geral de Justiça Adjunta, Norma Cavalcanti; o juiz Fred Pitta Lima; o presidente do TCE-BA, Marcus Presídio; o presidente da UPB, Wilson Cardoso; O vice-presidente da OAB-BA, Hermes Hilário Teixeira Neto; a presidente da ABI, Suely Temporal; a desembargadora Ivone Bessa Ramos; e o cantor Ricardo Chaves. (Agencia Alba).
Foto: CarlosAmilton/AgênciaALBA