Hospital Clériston Andrade conquista 1º lugar em congresso nacional de enfermagem em neurologia e neurocirurgia

Durante o 1º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Neurologia e Neurocirurgia (CBraENN 2025), realizado nos dias 8 e 9 de agosto, em São Paulo, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), referência no atendimento neurológico no interior da Bahia, conquistou o 1º lugar na categoria Gestão, modalidade pôster. O trabalho premiado, intitulado “Implantação do Round Multiprofissional numa Clínica Neurocirúrgica: Experiência de Gestão Integrada”destacou os resultados positivos de uma estratégia de gestão colaborativa, voltada à qualificação da assistência, redução de riscos e humanização do cuidado.

“Esse reconhecimento é fruto do empenho de toda a equipe. O round multiprofissional promoveu decisões mais ágeis, comunicação eficiente entre setores e maior previsibilidade para a alta hospitalar, garantindo segurança e satisfação a pacientes e familiares”, afirmou a coordenadora de enfermagem em Neurocirurgia, Larissa Fernandes. Ela ressaltou ainda que a participação no congresso proporcionou atualização científica e troca de experiências com especialistas de todo o país. “Ver nosso trabalho premiado em um evento nacional comprova que estamos no caminho certo, oferecendo cuidado de excelência e fortalecendo a integração entre diferentes profissionais em prol do paciente neurocirúrgico”, completou.

O round multiprofissional reúne médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, equipe de gestão de leitos, núcleo interno de regulação, setor de bioimagem e internação domiciliar. Nessas reuniões, cada caso é discutido de forma conjunta, permitindo identificar precocemente pendências administrativas ou assistenciais, otimizar recursos e reduzir risco. O estudo foi apresentado pela enfermeira Vanessa Ellen de Jesus Oliveira, integrante da equipe de Neurocirurgia do HGCA, e teve como autores as enfermeiras Larissa Fernandes, Tayse Barbosa, Isabela Mota, Rebeca Pinheiro, Vanessa Helen e Daniely Araújo.  

O CBraENN 2025, promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem em Neurologia e Neurocirurgia (ABENEURO), teve como tema “Inovação, Evidência e Excelência: Transformando a Prática de Enfermagem em Neurologia” e reuniu profissionais de todo o Brasil. Além do trabalho vencedor, o HGCA também apresentou, na categoria pôster, o estudo “A atuação do enfermeiro na implantação do rastreio de disfagia no paciente de AVCl”, de autoria de Carla Beatriz Cavalcante Pinheiro, Renata Nunes Oliveira, Priscila Telve Argolo Dutra, Tayse Barbosa Moura e George Anderson Mendonça Pereira, sob orientação de Ana Paula Matos de Jesus e o estudo “Capacitação da Equipe de enfermagem no manejo da DLE por educação continuada e protocolo assistencial” de autoria também Larissa Fernandes, Tayse Barbosa, Isabela Mota, Rebeca Pinheiro, Vanessa Helen e Daniely Araújo

Assessoria de Comunicação – Hospital Geral Clériston Andrade