Legislativo concede na sexta-feira a Comenda 2 de Julho à reitora da UFSB

Nesta sexta-feira (5), às 10h, o plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) sediará uma sessão especial proposta pela deputada Ludmilla Fiscina (PV) para a outorga da Comenda 2 de Julho à professora universitária e reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Luz. A honraria, a mais importante concedida pelo Legislativo baiano, reconhece personalidades que prestam relevantes serviços à sociedade.

“A professora Joana Angélica é um exemplo de dedicação, competência e compromisso social. Mulher, negra, fruto da escola pública, construiu sua carreira com garra e alcançou cargos de grande relevância no cenário nacional”, destacou Ludmilla ao justificar a homenagem.

A parlamentar lembrou que a Comenda 2 de Julho carrega o simbolismo da luta e da Independência da Bahia. “Concedê-la à professora Joana Angélica é reconhecer a força da mulher negra, da educação pública e da ciência como pilares fundamentais para o desenvolvimento social”, acrescentou.

Natural de Itajuípe, no Sul da Bahia, Joana Angélica iniciou sua vida acadêmica em Salvador, onde cursou Química na antiga Escola Técnica Federal. Formou-se em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e doutorado em Engenharia Ambiental e Florestal pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

Entre os diversos cargos que já exerceu, foi diretora do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Ufba, em Barreiras, onde contribuiu para a criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). Também integrou a Comissão de Implantação da UFSB, instituição em que se tornou a primeira mulher negra eleita reitora, em 2018, sendo reconduzida em 2022.

No cenário nacional, atuou como vice-presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), além de presidir o Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas (FBCBH) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande. (Agencia Alba).

Foto: AscomALBA/AgênciaALBA