Policiais da Assistência Militar participam de visita guiada pela Casa do Povo

A semana começou diferente para um grupo de policiais militares que trabalham há poucos meses fazendo a segurança na Assembleia Legislativa da Bahia. Durante a tarde desta segunda-feira (25), soldados e oficiais que integram a Assistência Militar participaram de uma visita guiada por vários setores do Parlamento. Eles conheceram de perto os locais que são apresentados aos estudantes da rede pública de ensino, através do programa “A Escola e o Legislativo”, bem como os espaços de debates, no plenário e nas comissões, que movimentam o cotidiano da política na Casa do Povo.

Com o roteiro todo planejado, a primeira atividade foi na Sala 1 da Escola do Legislativo, onde o grupo, liderado pelo chefe da Assistência Militar, major PM George Porto, recebeu informações sobre os objetivos do programa e a estrutura organizacional da Casa, com suas superintendências e diretorias. Em seguida, sempre com o acompanhamento das coordenadoras Cynthia Rabelo e Viviane Souza, os policiais militares estiveram na Fundação Paulo Jackson, sendo recepcionados pela diretora Michele Gramacho. As jornalistas Milena Barreto e Núbia Passos mostraram aos PMs os estúdios da Rádio e TV ALBA, com explicações sobre o funcionamento de uma redação de jornalismo.

A visita prosseguiu no Auditório Jornalista Jorge Calmon, espaço que tem a coordenação da servidora pública Mariana Costa. Ela esclareceu que o auditório cabe normalmente cerca de 400 pessoas. “Em eventos especiais, como a audiência pública dos agentes comunitário de saúde, realizada na última sexta-feira (22), algumas cadeiras extras foram colocadas para atender ao público, mas nada que comprometesse a segurança do local”, afirmou. A major PM Carla Matos, que desde maio trabalha no Poder Legislativo, esclareceu que a visita guiada foi uma iniciativa do major PM Porto, no intuito de que todos os policiais tenham conhecimento das instalações físicas e como funciona cada setor. “A ideia é que todos os policiais saibam e possam dar orientações corretas e adequadas às pessoas que transitam pela Assembleia Legislativa”, observou a oficial.

A Biblioteca Aloysio da Franca Rocha foi outro ponto de parada dos policiais militares, que ouviram atentamente a explanação da gerente Iracilda Ribeiro a respeito dos documentos que constam dos arquivos e do acervo com importantes livros publicados pelo Projeto ALBA Cultural. O tratamento de qualidade ofertado na área de saúde pela Casa Legislativa aos parlamentares, servidores e seus dependentes também foi incluído no roteiro. A diretora de Promoção à Saúde, Laura Letícia Mascarenhas, esclareceu que o serviço médico de excelência garante atendimento em diversas especialidades, como cardiologia, ortopedia e clínica geral, inclusive prestando atendimento aos casos de emergência para as pessoas de fora, com estabilização do paciente e posterior encaminhamento para um hospital. “Temos ainda um serviço de odontologia, dirigido pela odontologista Rebeca Rangel, considerado top. São cinco consultórios, todos com raios x digital, além de cadeiras odontológicas e insumos odontológicos os melhores do mercado”, explicou a gestora.

A visita guiada do pessoal da Assistência Militar passou ainda pelo Memorial do Legislativo, a Procuradoria Especial da Mulher, uma das salas das comissões permanentes e o Saguão Nestor Duarte, onde fica a Galeria dos Ex-presidentes. Já no Plenário Orlando Spínola, espaço destinado aos deputados e deputadas para as discussões, análise e votação dos projetos de lei, o grupo teve uma verdadeira aula sobre as atividades do processo legislativo com o secretário-geral das Comissões (SGC), o ex-deputado Bira Corôa. Também professor de história, o gestor descreveu a arte do Painel “Galeota Gratidão do Povo”, obra do pintor Carlos Bastos, e deu explicações sobre o Mural de Carybé, artista argentino que retratou, na fachada do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, uma pirâmide contendo personagens e elementos da cultura afro-brasileira.

“São profissionais de segurança que foram recém-integrados ao corpo da Assistência Militar e que agora passam a conhecer com mais detalhes sobre as dependências da Casa e o funcionamento de seus departamentos. Todo mundo que chegar aqui, seja estudante ou visitante, devemos ter um olhar atento, com um atendimento especial no sentido de orientar e direcionar, facilitando e garantindo uma boa prestação de serviço às pessoas”, finalizou Yuriko Guimarães, gerente do Departamento Pedagógico e de Desenvolvimento da Escola do Legislativo. (Agencia Alba).

Foto: Carlos Amilton/Ascom/Agncia Alba