Três turmas de estudantes de escolas públicas baianas visitaram, nesta semana, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Durante a visita, eles conheceram as instalações e as atividades realizadas na instituição, guiados pela equipe do programa A Escola e o Legislativo, da Escola do Legislativo da ALBA, cujo objetivo é promover a aproximação da sociedade baiana à Casa Legislativa.
De terça a quinta, 112 alunos estiveram na ALBA – 81 deles do Colégio Aliança (Brotas) e 31 do Augusto Comte (Nova Brasília) – seguindo um roteiro iniciado na rampa, onde a coordenadora do programa, Cynthia Rabelo, os recepcionou e explicou sobre a estrutura física, as bandeiras hasteadas, o painel de Carybé, as atividades do Plenário, como sessões, votação, entrega de honrarias, e sobre o novo momento da Casa, sob a presidência de uma mulher, a deputada Ivana Bastos (PSD).
Em um segundo momento, a instrutora e coordenadora do Departamento de Taquigrafia, Marilanja Pereira, detalhou sobre a estrutura do Plenário e atividades legislativas; e em dias diferentes, Viviane Souza e Yuriko Guimarães palestraram sobre os Três Poderes e suas funções. As visitas culminaram com o lanche e a visita à exposição de arte no Espaço Cultural Josaphat Marinho.
“Em geral eles são muito curiosos, querem aprender, ficam com brilho nos olhos quando vivenciam uma sessão plenária, observando os nossos 63 parlamentares em discussão, e animados quando se informam das sessões especiais de entrega de honrarias, trazendo personalidades e artistas famosos à Casa, a exemplo de Alcione, Gilberto Gil e Carlinhos Brown, entre outros”, afirmou a coordenadora do programa A Escola e o Legislativo.
Segundo Cynthia, o contato direto do público estudantil com a ALBA tem provocado o interesse dos jovens pelo trabalho dos parlamentares e estimulado neles o desejo de acompanhar de perto os acontecimentos relativos à política. “Também o fato de termos, agora, uma mulher como presidente, vem despertando nas alunas o desejo de compreender e interagir mais com o mundo do Legislativo”, disse. (Agencia Alba).
Foto: Neuza Menezes/Ascom/Agencia Alba